Sunday, 10 January 2010

A RIBEIRA

A Ribeira do Alcolobre é um dos meus sítios preferidos na freguesia de Tramagal.
A beleza da sua invulgar paisagem, tornam um simples passeio numa conjugação de cor, tranquilidade, aventura e descoberta. É sempre com prazer que lá volto.
Ao longo do seu percurso, entre as planícies do campo e os vales da Caniceira e do Carvalhoso, a ribeira atravessa um pequeno vale com formações rochosas que dão a impressão de estarmos num qualquer rio de uma montanha distante. De certa forma transporta-nos para um lugar que está tão distante, como aqui perto.
São mais de uma dezena, as ruínas de azenhas que outrora transformavam em farinha os cereais que saiam dos campos em seu redor. Hoje, a natureza reclama de volta aquilo que sempre lhe pertenceu, mas a presença humana estará para sempre ligada a este lugar.


3 comments:

Bella Maria said...

Oiii...td. na paz? Tenho certeza que sim... pois esse filme de Tramagal,meu amigo... transmite
tudo de bom! Não é a toa que vc. fala de boca cheia de sua Terra Natal!

Tramagal fica próximo do Porto? Pois quero conhecer... na próxima ida a minha Terrinha. Amei a canção romantica, os cogumelos enormes alaranjados e aquele flor tão singela, acho que é de pessegueiro.

Luís, o rapaz esqueceu de colocar o boné? no segundo filme os cabelos e a barba já tinham crescido bastante, ele é fumante... ( não gostei).

Parabéns! Obrigada em compartilhar suas viagens com a gente... Bjos. Bella Maria.

Horta F said...

Olá Bella Maria.

O Tramagal é no Ribatejo e portanto longe do Porto. Visitando a região poderá apreciar o que de mais belo esta tem para aferecer aos seus visitantes, belezas naturais, património histórico, qualidade gastronómica e a simpatia do povo ribatejano. Visite e verá que não se arrependerá.

Quanto ao rapaz sem boné, este é um conterraneo que deambula pelas ruas do Tramagal e o qual convidei para um passeio na floresta. Como deve calcular estou atrás da camera e este individuo não sou eu.

Beijos também para si e tudo do melhor.

Artur :) said...

Cheguei até aqui através do Cidadão.

O amigo cibernauta tem aqui um excelente trabalho! Quer da fotografia captada, da trilha sonora seleccionada, e do ambiente criado para quem visiona!
É engraçado como muitas destas passagens se complementam com as fotos do post Alcolobre do blog Passo a Passo.