Monte Sinai
No centro da península do Sinai fica situado o mosteiro de Santa Catarina. Este mosteiro foi construido por monges pertencentes à igreja cristã ortodoxa e segundo reza a lenda foi neste local que os filhos de Israel esperaram que Moisés descesse das montanhas com a menssagem de Deus.
Nos dias de hoje, milhares de pessoas acorrem a este local e empenham-se numa ascenção de mais de 2 mil metros para receber a luz do sol nascente, supostamente no sitio onde Deus falou com Moisés através da sarça ardente, existindo neste local uma pequena capela também de origem ortodoxa.
10 comments:
Oiiii Luis paz e bem! já estava com saudades dos seus vídeos,valeu a demora, maravilhoso... me fez
lembrar as passagens do Antigo Testamento. Luis, o que é aquele espetáculo no final do vídeo?
Gostei de ver os camelos, eles parecem tão meigos; fiquei atenta mas não consegui ver o rapaz de boné. bjos. Bella Maria. até breve...
No tempo em que Cristo pregava, convidou os presentes a subirem a esse monte, sugerindo que cada um carregasse a pedra maior que encontrassem no caminho, pois o sacrifício corresponderia ao peso da edra transportada...
Ora bem... o Judas, sempre com o espírito de contradição e zombeteiro, resolveu meter uma pedrinha pequenininha, tipos brita, no alforge.
Vai daí subiu o Sinai em três tempos enquanto o resto dos fiéis suavam as estopinhas.
No cimo do monte, Cristo ergueu os braços, proclamando:
"-Que vossas pedras, símbolo dos vossos sacrifícios, se transformem em pão, peixe e vinho para todos!"
!!!Deu-se o Milagre!
Aquele povão ficou radiante de alegria, abarrotando em comida... menos o Judas que ficou a gramar com uma côdeazita minúscula!
Uma semana após, Cristo carregando um enorme saco, propôs-se a idêntico sacrifício, convidando os presentes a transportarem o seu calhau.
Judas, safardanas de todo, resolve transportar o pedregulho maior que havia na região!... Em sacrifício sobre-humano!
No cimo da escalada, Cristo arreia o seu enorme saco abrindo-o e erguendo seus braços e ordena:
"-Que todos vós enjeiteis vossas pedras, que hoje eu trouxe o pão o vinho e o peixe para todos, sendo este o meu sacrifício!"
Uf!
Por hoje já chega de escrita!!!
Boas noites!
Olá Bella Maria...
Pois cá estou de volta aos vídeos e estou contente por a ter de volta também.
Pois estas paragens são, supostamente, locais por onde passaram os hebreus no seu exodo, fazendo parte do antigo testamento. A igreja ortodoxa grega construiu este mosteiro no sec. VII, se não estou em erro.
O rapaz do boné estava por detrás da camera e desta vez não apareceu,... talvez num p~róximo vídeo.
Beijinhos também para sí, Bella Maria e obrigado por ter voltado com os seus sempre apreciados comentários.
Boas Cidadão
Obrigado pelo comentário e pelo regresso aos comentários ao blog do tramagalense "filmador".
Pois cá o rapaz deu numa de Judas e nada transportou para o cimo do monte e não foi supresa, estar um frio de rachar quando chegou lá a cima. Felizmente que por lá estavam uns beduinos a alugarem cobertores....ufff que alivio.
saudações
لذلك هو, [ترمغلنس] غالية من [إسكسس]…
في افتقار من [أبجكتيفو] وموضوع جدّيّة, دائما يأتي هو لذلك "فكرة" الفكرة هنا من المواطنة…
هذا يعلق سابقة كان [ألدربدو] صغيرة في الكتابة, غير أنّ اضطرّ قبل الساعة والتعب, كان هو أمثل أنّ هو كان نلت!
هو يتلقّى أنّ إلى كتيف دعم أشعل اللهب, ولا أنّ هو مواقف في هم يسخّن ال [إسبريتوس] و" أن يشوّك النقطة هذا طريق"!
كم إلى [مونت] سيناء, أكثر للنهاية من الفيديو, المواطنة كان مشجّعة هنا أنّ سحب ال [سبركمردا] واحدة من [ترمغس] واحدة يدوّن من أنّ [بدونيكس] مشاهد, مع حريم, [أدليسكس], رقص من الرحم, [كشمبو] الماء وكلّ شيء كاملة… ليس [س'ت] إلى يرى الشيء?
غير أنّ عقب كان كلّ واحدة للشابة الذي بدا أن يدير يدار حافة أنّ تقريبا إن يلولب إلى هو للوسط أدناه!
يتأهّب, الآن كثير الجدّيّة واحدة, الفيديو نقطة معيّنة ويحسد هذا سائحة [سترولّس] إلى هو, سبب من كثير بما فيه الكفاية هذا مربع أن يخفّف هنا لذلك هكذا بسخرية!
"[مسّ'ا] [إل-كهير]"
Tá bem, prontos!
Pois é, caro Tramagalense das Escócias...
Em falta de assunto mais objectivo e sério, sempre vem assim uma "idéia" á idéia cá do Cidadão...
Este comments anterior ficou um pouco aldrabado na escrita, mas devido ao adiantado da hora e á fadiga, foi o melhor que se conseguiu!
Há que manter acesa a chama, nem que seja para nos aquecer os espíritos e "picar por aqui o ponto"!
Quanto ao Monte Sinai, mais para o fim do vídeo, cá o Cidadão ficou esperançado que o cibercamarada das tramagas sacasse uns minutos daquelas cenas beduínicas, com harém, odaliscas, dança do ventre, cachimbo d'água e tudo completo... S'tá a ver a coisa, não está?
Mas afinal ficou-se pelo rapaz que parecia rodopiar uma saia rodada que quase se lhe enfiava pela cintura abaixo!
Prontos, agora mais a sério, o vídeo está fixe e invejo-lhe esses passeios turísticos, razão mais que suficiente para cá este praça desabafar assim tão ironicamente!
"Massa'a El-Kheir”
Wonderful Luis! x
Hummm...
Cibercaro Tramagalense...
Depois de certo e determinado desequívoco nos cognitivos domínios, qual a relação existente entre o iutúbico "Picoto" da Atalaia de sua autoria no blogue Tramagal... e este seu "Monte Sinai?"
Boas Cidadão
Bom, a relação é de que ambos são da minha autoria.
Já fiz mais dois vídeos sobre a zona do Tramagal que não passaram no youtube por causa da música, por isso, espero pacientemente por uma banda sonora original de músicos tramagalenses, para poder publica-los. Quanto ao Picoto resolvi apenas publica-lo no blog Tramagal.
Post a Comment